O ANIMA-GRUPO DE ESTUDOS E DE VIVÊNCIAS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA é um grupo de psicólogas da região da grande Vitória, no Estado do Espírito Santo, criado no segundo semestre do ano de 2013, que tinham o intuito de buscar conhecimento no campo da PSICOTERAPIA. O grupo se expandiu e hoje vem se destacando no cenário da psicologia capixaba.
Nosso objetivo é aprimorar e aprofundar no estudo da teoria fundada por Carl Gustav Jung, bem como nos seus desdobramentos de sua teoria por meio vivencial e por meio científico, com pesquisas de autores contemporâneos e afins.
O ANIMA tem como proposta promover a compreensão das mudanças e transformações da psique humana ao longo da vida e do processo de individuação, sendo este, a elaboração que cada pessoa desenvolve e se concebe em seus modos de SER e ESTAR no mundo.
Nossos principais objetos de estudo são as formas como a psicoterapia pode atuar a serviço do cliente como facilitador da compreensão e do entendimento sobre o ‘si-mesmo’.
Quando uma pessoa se propõe a fazer psicoterapia ela se propõe mergulhar profundamente em suas emoções, sentimentos, angústias e aflições, promovendo mudanças e transformações daquilo que lhe incomoda ou nas maneiras de lidar com o que não lhe cabe a escolha, como um filho ou uma morte, por exemplo.
A amplitude ou não do processo terapêutico é algo particular e pessoal, pois cada pessoa é única na existência e na forma de elaborar suas experiências sendo elas positivas ou negativas.
Aspiramos praticar a psicoterapia de maneira singular, respeitando a cultura e os valores individuais sem criar um padrão de aplicação psicoterapêutico e entendendo que cada pessoa tem uma maneira de existir e de se perceber em suas relações.
A cada caso a psicologia se atualiza na história de vida única e valiosa do indivíduo. Respeitando essa diferença fazemos ponte com outras áreas e profissionais, e não estamos vinculadas a nenhuma institucionalização do saber.
Temos como base empírica as diretrizes dos estudos da psicologia analítica e atuamos na construção de novos saberes entendendo que nenhum estudo tem um fim em si, ao contrário, um meio, como possibilidade de encontrar e reinventar novos lugares e modos de VIVER.
Procuramos atender a todos que nos buscam com muita delicadeza e seriedade, atrevemo-nos a olhar o outro com a sutileza de quem procura perceber a alma humana com olhos também humanos e conscientes de que o caminhar será feito com respeito ao tempo e à história de vida singular.